Bom,
Antes de mais nada, peço desculpas pela demora em enviar o repasse. Essa reunião foi minha primeira do CG-HUPES, enquanto conselheiro suplente.
Essa reunião aconteceu na Quarta-Feira, dia 18 de Novembro. Embora tenha sido convocada como Reunião Extraordinária, era uma reunião ordinária. Na convocação, houve um erro da secretária de Dr Hugo Ribeiro, diretor do HUPES.
Essa reunião aconteceu na Quarta-Feira, dia 18 de Novembro. Embora tenha sido convocada como Reunião Extraordinária, era uma reunião ordinária. Na convocação, houve um erro da secretária de Dr Hugo Ribeiro, diretor do HUPES.
A pauta da convocação foi:
1. Expediente,
2. Leitura e análise da ata reunião do CG dos dias 26/08 e 02/09.
3. Situação financeira do HUPES e sua relação com a FAPEX,
5. Ponto eletrônico,
6. Situação da residência médica,
7. situações dos docentes no COM-HUPES,
8. Apresentação do plano diretor,
9. O que ocorrer.
No expediente, reforcei a solicitação de prof. Tavares, diretor da FMB/UFBA, pela relação dos docentes da FMB com duplo vínculo com o COM-HUPES, o que é importante para uma pesquisa sobre utilização de carga horária docente que o DAMED vem realizando.
Após o expediente, as atas foram aprovadas, com algumas correções mínimas. Nesse ponto, uma vez que a representação estudantil não estava presente na última reunião, abstive-me.
Logo após, prof. Hugo solicitou inversão de ponto de pauta, argumentando que, por questões pessoais, precisaria sair às 18h (a reunião iniciou às 16h), sem atraso. Como o prazo para o envio do Plano Diretor já se esgotou, ele solicitou que esse ponto fosse priorizado nessa reunião.
Esse foi, portanto, o único ponto a ser discutido na reunião. Houve uma apresentação de cerca de 30 slides sobre o COM-HUPES. Há algumas informações interessantes dessa apresentação. Primeiro, há um conjunto de reformas cujo financiamento já está garantido: ampliação do centro cirúrgico (que será construído no 5o andar), reforma e ampliação da UTI adulta, consturção de uma UTI pediátrica, abertura do pronto atendimento adulto, reforma do centro de esterilização de material. Essas reformas custarão, no total, 9 milhões de reais.
Há algumas coisas bem importantes aí, a exemplo da construção da UTI. Hoje, o hospital conta com, salvo engano, 16 leitos de UTI funcionantes. Esse é o principal gargalo para a realização de cirurgias no hospital. Eu mesmo, enquanto interno, já tive paciente com câncer de estômago esperando 3 semanas para ser operado por falta de vaga na UTI.
Outro dado interessante que pesquei da apresentação é que temos hoje área construída para cerca de 465 leitos, mas só temos 288 ativos. A reforma prevê ampliação de 85 leitos e a reativação do restante.
Uma coisa importante, entretanto, é que foi aprovado o dinheiro para a reforma, mas não para os equipamentos. Para equipar, serão necessários outros 17 milhões. Cada leito de UTI, para se ter uma idéia, custa de 100 a 150 mil reais em equipamentos. Fora isso, a contratação de pessoal teria de ser enorme.
Essas reformas aprovadas constituem a fase 1 das reformas no plano diretor. Há diversas outras reformas que serão a fase 2.
Após a apresentação do Plano Diretor, prof. Hugo solicitou a aprovação do Plano Diretor do HUPES. Surpreendi-me com a solicitação, uma vez que o Plano Diretor contém mais de uma centena de páginas e nós não havíamos tido acesso ao documento anteriormente. Questionei se os outros conselheiros haviam tido acesso, e fui informado que não. Prof. Hugo disse que era um plano que já vinha sendo discutido nas reuniões, embora não nesse formato final. O Plano Diretor foi então aprovado por maioria dos votos.Tendo em vista que não temos participado do CG-HUPES, abstive-me na votação (depois, considerei que melhor teria sido votar contra, mas enfim).
Aprovado o plano, a reunião foi encerrada.
Enfim, vamos estar requisitando esse plano diretor para dar uma olhada. Algumas reformas foram passadas muito por cima na apresentação, incluindo os planos para o Magalhães Neto.
Saudações,
Raphael Bandeira
Membro do DAMED e conselheiro suplente do CG-HUPES.
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