domingo, 20 de junho de 2010

Fórum Acadêmico de Saúde aconteceu em 16 de junho no DAMED.


O FAS - Fórum Acadêmico de Saúde da UFBA aconteceu no dia 16 de junho (quarta-feira) no diretório acadêmico de Medicina da UFBA. Estavam presentes representantes dos DA’s e CA’s de Enfermagem, Bi Saúde, Medicina, Farmácia. Vale ressaltar a presença também de Tâmara (estudante de comunicação e Coord. Geral do DCE) e Fred (estudante de enfermagem e Diretor de Assistência Estudantil do DCE).

O FAS é um importante espaço de articulação do Movimento Estudantil de Saúde. Um espaço aberto e propositivo, que os encaminhamentos só saem por consenso. O DA’s e CA’s presentes levam consequentemente as discussões para suas entidades poderem discutir internamente e assim desenvolver as ações propostas pelo conjunto de DA’s e CA’s de Saúde de nossa Universidade.

O movimento estudantil de saúde da UFBA também sofre do refluxo conjuntural dos movimentos sociais vivenciados em nossa universidade e também em nossa sociedade brasileira. Percebe-se até mesmo pela desarticulação destas entidades que não se reuniam desde o início de 2009. Os DA’s e CA’s de saúde não estão se “falando”. Na conjuntura atual de grandes mudanças na estrutura política e ideológica do ensino superior brasileiro e assim da UFBA estes DA’s não podem estar desarticulados, afinal para conseguirmos minimamente deixar exposta a voz dos estudantes com relação a estas grandes mudanças, precisaremos estar minimamente organizados para discutir qual seria este posicionamento e consequentemente as nossas intervenções.


Foi neste sentido de iniciar minimamente uma articulação entre os DA’s e CA’s que este FAS foi proposto pela Diretoria de Saúde do DCE. Era perceptível que estas entidades precisavam voltar a até se conhecer. Enfermagem não sabe o que se passa em odonto, que por sua vez não conhece a conjuntura de Med. Veterinária que também não tem conhecimento sobre a situação de Psicologia e assim por diante. Precisávamos de um espaço que pudesse proporcionar esta articulação e o espaço necessariamente é o Fórum Acadêmico de Saúde.


Este aconteceu e era de se esperar que não teríamos uma presença massiça de DA’s e CA’s, afinal estávamos numa conjuntura de final de semestre, com inúmeros estudantes envolvidos em provas e trabalhos, além de que muitas entidades não tinham uma dinâmica de estar reunidos neste fórum, o que necessariamente leva a uma incompreensão da importância deste espaço.

Sobre o fórum em si, discutimos principalmente a situação dos DA’s e CA’s que fizeram repasses sobre suas conjunturas internas externas. Foi uma discussão bastante proveitosa, principalmente pela presença CABIS (Centro Acadêmico do BI Saúde), que trouxe bastantes elementos sobre a própria conjuntura dos Bacharelados Interdisciplinares, afinal o DCE já explicitou que a discussão sobre os BI”s precisa sair do PAF III, e este FAS foi neste sentido.
Deste FAS saíram algumas propostas como:

1. Pensar uma atividade conjunta para a semana de calouros dos cursos de saúde. Poderia ser um espaço de integração inicial, tipo uma cultural para integrar os estudantes de saúde da UFBA e em outro momento poderia acontecer um espaço mais político, como uma mesa discutindo saúde em geral.

2. Realizar atividades que tragam a discussão sobre o Projeto dos BI’s para toda a Universidade, diante da visualização de que boa parte da Universidade ainda não sabe o que é este projeto, sendo que em alguns casos existe até resistência aos estudantes dos BIs pegarem disciplinas fora do IHAC.

3. Os DA’s de Saúde levarem para suas congregações a pauta dos BI’s para ao menos iniciar o debate.

4. Convocar um FAS no próximo Semestre para ampliar a discussão dos BI’s, convocando também os outros Bacharelados Interdisciplinares.

5. Claúdio (DAMED) mandará um repasse detalhado sobre a situação do Conselho Gestor do HUPES, para fazermos uma avaliação deste conselho e consequentemente discutirmos uma possível intervenção caso seja decidido coletivamente neste sentido.

6. Rafael (Dir de Saúde DCE UFBA) pegará um repasse com o Diretor de Assistência Estudantil sobre a situação do RU da UFBA e principalmente sobre a possibilidade do Ponto de Distribuição do RU no Vale do Canela, para os cursos daquela região.

7. OS DA’s e CA’s mandarão para a lista do FAS suas propostas para uma possível atividade conjunta em suas semanas de Calouros até o dia 09 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário