segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Repasse do Conselheiro Rafael (Medicina) da última reunião do Conselho Gestor do HUPES.

Bom,

Antes de mais nada, peço desculpas pela demora em enviar o repasse. Essa reunião foi minha primeira do CG-HUPES, enquanto conselheiro suplente.
Essa reunião aconteceu na Quarta-Feira, dia 18 de Novembro. Embora tenha sido convocada como Reunião Extraordinária, era uma reunião ordinária. Na convocação, houve um erro da secretária de Dr Hugo Ribeiro, diretor do HUPES.

A pauta da convocação foi:
1. Expediente, 
2. Leitura e análise da ata reunião do CG dos dias 26/08 e 02/09.
3. Situação financeira do HUPES e sua relação com a FAPEX, 
4. Auditoria do DENASUS, 
5. Ponto eletrônico, 
6. Situação da residência médica, 
7. situações dos docentes no COM-HUPES, 
8. Apresentação do plano diretor, 
9. O que ocorrer.

No expediente, reforcei a solicitação de prof. Tavares, diretor da FMB/UFBA, pela relação dos docentes da FMB com duplo vínculo com o COM-HUPES, o que é importante para uma pesquisa sobre utilização de carga horária docente que o DAMED vem realizando. 

Após o expediente, as atas foram aprovadas, com algumas correções mínimas. Nesse ponto, uma vez que a representação estudantil não estava presente na última reunião, abstive-me.
Logo após, prof. Hugo solicitou inversão de ponto de pauta, argumentando que, por questões pessoais, precisaria sair às 18h (a reunião iniciou às 16h), sem atraso. Como o prazo para o envio do Plano Diretor já se esgotou, ele solicitou que esse ponto fosse priorizado nessa reunião.

Esse foi, portanto, o único ponto a ser discutido na reunião. Houve uma apresentação de cerca de 30 slides sobre o COM-HUPES. Há algumas informações interessantes dessa apresentação. Primeiro, há um conjunto de reformas cujo financiamento já está garantido: ampliação do centro cirúrgico (que será construído no 5o andar), reforma e ampliação da UTI adulta, consturção de uma UTI pediátrica, abertura do pronto atendimento adulto, reforma do centro de esterilização de material. Essas reformas custarão, no total, 9 milhões de reais.

Há algumas coisas bem importantes aí, a exemplo da construção da UTI. Hoje, o hospital conta com, salvo engano, 16 leitos de UTI funcionantes. Esse é o principal gargalo para a realização de cirurgias no hospital. Eu mesmo, enquanto interno, já tive paciente com câncer de estômago esperando 3 semanas para ser operado por falta de vaga na UTI.

Outro dado interessante que pesquei da apresentação é que temos hoje área construída para cerca de 465 leitos, mas só temos 288 ativos. A reforma prevê ampliação de 85 leitos e a reativação do restante.

Uma coisa importante, entretanto, é que foi aprovado o dinheiro para a reforma, mas não para os equipamentos. Para equipar, serão necessários outros 17 milhões. Cada leito de UTI, para se ter uma idéia, custa de 100 a 150 mil reais em equipamentos. Fora isso, a contratação de pessoal teria de ser enorme.

Essas reformas aprovadas constituem a fase 1 das reformas no plano diretor. Há diversas outras reformas que serão a fase 2.
Após a apresentação do Plano Diretor, prof. Hugo solicitou a aprovação do Plano Diretor do HUPES. Surpreendi-me com a solicitação, uma vez que o Plano Diretor contém mais de uma centena de páginas e nós não havíamos tido acesso ao documento anteriormente. Questionei se os outros conselheiros haviam tido acesso, e fui informado que não. Prof. Hugo disse que era um plano que já vinha sendo discutido nas reuniões, embora não nesse formato final. O Plano Diretor foi então aprovado por maioria dos votos.Tendo em vista que não temos participado do CG-HUPES, abstive-me na votação (depois, considerei que melhor teria sido votar contra, mas enfim).

Aprovado o plano, a reunião foi encerrada.
Enfim, vamos estar requisitando esse plano diretor para dar uma olhada. Algumas reformas foram passadas muito por cima na apresentação, incluindo os planos para o Magalhães Neto.

Saudações,
Raphael Bandeira
Membro do DAMED e conselheiro suplente do CG-HUPES.

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