segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Conheça os avanços na área da Saúde da Mulher

Ações desenvolvidas pelo governo federal resultam na melhoria da saúde das brasileiras e na redução da mortalidade materna no país


Veja abaixo alguns resultados que comprovam essa melhoria:

• As brasileiras estão melhor assistidas na área de saúde. Em 2004, o Ministério da Saúde assumiu o compromisso de desenvolver políticas públicas específicas para este segmento da população e investiu pesadamente na Saúde da Mulher. O principal reflexo das medidas – que garantiram maior acesso das brasileiras ao Sistema Único de Saúde, tanto por meio das ações de prevenção à saúde como da rede hospitalar – foi a redução da mortalidade no Brasil: a atual razão de óbitos maternos é de 75 mortes por 100 mil nascidos vivos. Em 1990, esse índice era de 140.

• Esse esforço do governo federal tem como marcos: 
- 2004: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher; Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal (até 2015). A proposta foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como modelo de mobilização. 
- 2005: Política Nacional de Direitos Sexuais e de Direitos Reprodutivos. 
- 2006: Política de Atenção Integral à Reprodução Humana Assistida. 
- 2007: Política Nacional de Planejamento Familiar: oferta de métodos contraceptivos gratuitamente e venda de anticoncepcionais na rede Farmácia Popular. 
- 2008: Política Nacional pelo Parto Natural e Contra as Cesáreas Desnecessárias, em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): fixou parâmetros para os serviços públicos e privados que atendem à parturiente e ao recém nascido, com repasse de recursos iniciados em dezembro de 2008, para adaptações físicas e qualificação de profissionais.


• Principais medidas desenvolvidas: 
- AUMENTO DO PRÉ-NATAL: Cada vez mais brasileiras fazem os exames pré-natais.Em 2009, foram realizadas 19,4 milhões de consultas pré-natal - aumento de 125% em relação a 2003. A ampliação ao acesso do pré-natal, o crescimento da atuação das equipes de Saúde da Família e a melhora da infraestrutura hospitalar foram fatores importantes para que houvesse queda na mortalidade materna no país.


- MAIOR ACESSO À MAMOGRAFIA E AO PAPANICOLAU: De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE 2008), a proporção de mulheres de 50 a 69 anos que se submetem à mamografia cresceu de forma expressiva em cinco anos, atingindo 71,5%. Em 2003, 54,8% das brasileiras nessa faixa etária tinham feito o exame. O acesso e a cobertura do exame para detectar o câncer de colo de útero também foram ampliados no Brasil. Aproximadamente 49 milhões de mulheres com 25 anos ou mais fizeram o papanicolau, em 2008 – o equivalente a 84,5% da população feminina nessa idade. Em 2003, a proporção era de 79%. 

- AMPLIAÇÃO DA LICENÇA-MATERNIDADE: A ampliação – em outubro de 2007 – da licença-maternidade, que passou de quatro para seis meses, contou com a participação direta do Ministério da Saúde. Durante todo o processo de tramitação do projeto de lei que previa o benefício, o ministério defendeu a aprovação da medida sob o ponto de vista da saúde pública, uma vez que o aumento do tempo de permanência da mãe com o recém-nascido reduz o risco de morte dos bebês por conta do aumento do período de amamentação. Além de atuar efetivamente para a ampliação da licença-maternidade, o Ministério da Saúde realizou campanha de incentivo à criação de salas de apoio à amamentação nas empresas. Em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ministério elaborou orientações para que as empresas pudessem adotar essa ação com a segurança de que estavam cumprindo as normas adequadas de saúde e higiene. 

- AMPLIAÇÃO DO PLANEJAMENTO FAMILIAR: O Ministério da Saúde reforçou a política de planejamento familiar no país - que inclui maior acesso a vasectomias e laqueaduras, distribuição de preservativos e ampliação do acesso a métodos contraceptivos. Atualmente, o SUS oferece oito tipos de métodos contraceptivos. As mulheres em idade fértil podem escolher aquele que se encaixa melhor às suas necessidades. A pílula anticoncepcional e o Dispositivo intrauterino (DIU) são os dois métodos contraceptivos mais procurados pelo público feminino no país. Em 2003, as mulheres retiraram 8 milhões de unidades em postos de saúdes e hospitais de 4.920 municípios. Em 2008, o Ministério da Saúde chegou à marca histórica de distribuir os métodos contraceptivos a todas as cidades do Brasil. E finaliza, em 2010, a compra de 50 milhões de cartelas de pílula anticoncepcional – quantidade seis vezes maior que em 2003. O investimento total em pílulas e outros contraceptivos alcança marca recorde em 2010. Até o final do ano, serão investidos R$ 72,2 milhões. A verba é 605% superior ao que foi aplicado em 2003 (R$ 10,2 milhões).



- REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: Entre 2003 e 2009, a gravidez entre as mulheres de 10 a 19 anos caiu 20%, consolidando a tendência de queda desde o início da década. A redução está diretamente associada à ampliação do acesso a métodos contraceptivos na rede pública e nas drogarias conveniadas do programa Aqui Tem Farmácia Popular, bem como ao fortalecimento das ações de prevenção e planejamento familiar. As ações educativas do Programa Saúde na Escola (PSE) reforçam a prevenção entre adolescentes e jovens. Uma delas é a distribuição de preservativos em cerca de 10 mil instituições de ensino. O programa foi implantado em 2008 e, desde então, beneficia 8,4 milhões de alunos em 608 municípios.

Fonte- Ministério da Saúde

 

Um comentário:

  1. Ser mulher é algo maravilhoso,temos oportunidades que os homens jamais vão ter.Mas também temos problemas que eles jamais vão experimentar.Porém quero deixar aqui um link de um plano de saúde,onde poderemos encontrar bons profissionais,que poderão nos auxiliar nos momentos de fraqueza da nossa saúde ou comemorar nos bons momentos,como uma gravidez.

    http://bit.ly/cmgDx9

    ResponderExcluir