terça-feira, 3 de maio de 2011

Cebes promoverá 36 cursos a partir de junho


Ótima iniciativa do CEBES. Avalio que precisamos realmente iniciar atividades de formação política dentro no setor saúde. Principalmente para que possamos voltar a fortalecer o movimento da Reforma Sanitária, haja visto que este processo apenas foi iniciado há vinte anos atrás e que precisamos fortalecê-lo, principalmente num momento em que temos abertura política diante de um governo progressista e que tem alguns interesses consensuais com os movimentos sociais. 

Rafael Damasceno - DCE UFBA

Segue matéria: Fonte CEBES





Com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), e da Universidade Aberta do SUS (UNASUS), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) promoverá nos próximos meses, 36 cursos de formação em cidadania para a saúde. Estes cursos são destinados ao aprofundamento de algumas questões fundamentais para a Reforma Sanitária e por isso estão voltados para um público diversificado  (profissionais, gestores, estudantes, usuários e trabalhadores, ativistas de movimentos sociais, etc). Os cursos, com 16  horas de duração serão ministrados por professores e pesquisadores das áreas específicas. O objetivo é dar início a um amplo processo de formação política para apoiar o ativismo em saúde, a partir da oferta de elementos para a reflexão e a crítica sobre os temas selecionados.

Em uma primeira etapa, o processo de capacitação será dirigido aos locais onde existem núcleos do CEBES nas diversas regiões do país. Além de organizar as atividades, os núcleos auxiliarão na divulgação local.  No segundo momento, o processo de formação em cidadania para a saúde se expandirá por meio da conversão total ou parcial desses cursos em materiais educacionais para difusão pela UNASUS, com apoio da SGTES e da OPAS/MS. 

Com o tema “Políticas Sociais, Seguridade Social e Saúde” e ministrado por Lenaura Lobato, o primeiro curso será realizado nos dias 10 e 11 de junho, sob a coordenação do Núcleo de Brasília e acontecerá na Fiocruz, que fica no campus da Universidade de Brasília. Uma mesa sobre reforma sanitária, formada por vários professores e especialistas, fechará o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário