quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Informes sobre o Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde passa a integrar o calendário de eventos da ABRASCO
 O I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde foi encerrado, no último dia 26 de agosto, superando todas as expectativas das comissões organizadora e científica. "Tivemos 1513 participantes representando todos os estados da federação e 946 trabalhos inscritos, dos quais 45 foram aprovados para apresentação oral e 745 para publicação" enumerou Luiz Facchini, presidente da ABRASCO, durante a leitura do balanço, informando em seguida que o Congresso foi adicionado ao calendário de eventos da Associação e que o próximo deve acontecer em 2013. A plenária de encerramento aprovou a carta de Salvador, documento que afirma que "a busca de respostas justas e efetivas exige um debate mais alentado sobre as políticas públicas no Brasil, que, simultaneamente, reconheça os envoltórios político-ideológicos das análises das políticas e se paute pela atualização do conhecimento sobre as condições demográficas, econômicas, sociais e culturais da contemporaneidade. Esse esforço é indispensável tanto para o processamento de possíveis respostas, quanto de novos questionamentos à Reforma Sanitária Brasileira e ao SUS". A presidente do congresso, Ana Viana, comunicou que em breve será disponibilizado um questionário de avaliação que vai ajudar na preparação do próximo encontro. A representante dos alunos de graduação, Bianca Borges (UFRJ), fez uma intervenção para anunciar o I Encontro Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva (ENESC 2011), reforçando o compromisso dos graduandos com a organização de uma agenda de trabalho.  A mesa da plenária de encerramento, presidida por Facchini e Ana Viana, contou com a participação de Luis Eugênio Portela (Vicepresidente da ABRASCO), Isabela Pinto (vice diretora do ISC/UFBa), Sebastião Loureiro (docente do ISC/UFBa e ex presidente da ABRASCO) e Washington Abreu (Secretaria de Estado de Saúde da Bahia).
ABRASCO cria o Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
No dia 25 de agosto, o I Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde foi cenário da criação do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva da ABRASCO. A solenidade de implantação foi conduzida pelo presidente da ABRASCO, Luiz Facchini, e contou com a participação de Bianca Borges, Roberto Medronho, Ricardo Ceccim e Eduardo Mota. "Os desafios são muitos, não só para a ABRASCO, mas para cada um dos cursos de graduação em Saúde Coletiva. Temos o compromisso de trabalhar para conseguir não só competência profissional, mas competência ética no sentido do compromisso social, da luta contra as inequidades e as desigualdades", afirmou Facchini. Bianca, que representou os alunos de graduação, salientou que existem questões emergenciais sobre os novos cursos que precisam ser discutidas, como: referenciais teóricos, diretrices curriculares mínimas, definição do perfil do egresso, regulamentação da profissão, as variadas formações e seus diferentes focos, além da mobilização estudantil. No encerramento da solenidade de implantação ficou estabelecido que o Fórum terá dois encontros anuais e foi solicitado que os representantes defina a pauta dessas reuniões. No final da sua fala Facchini anunciou a "Agenda de Transformação da ABRASCO", que será tema de um mini congresso que reunirá os integrantes dos GT´s e Comissões da Associação com o objetivo de repensar a estrutura, dinâmica de funcionamento, organicidade e perspectivas da ABRASCO. O mini congresso será realizado em abril de 2011, em São Paulo, durante o Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. "Em novembro de 2011, durante o Congresso de Epidemiologia, será feita uma proposta de modificação do estatuto da ABRASCO para que ele possa abrigar a inovação que estamos vivendo", concluiu Facchini. Faça o download do arquivo com o áudio integral da cerimônia clicando aqui.
Ministro da Saúde participa da abertura do I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão
A solenidade de abertura do I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, presidida pelo presidente da ABRASCO, Luiz Augusto Facchini e pela presidente do evento, Ana Luiza D‘Ávila Viana,  contou com a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, entre outras autoridades, e foi prestigiada por mais de 900 congressistas que lotaram o Auditório Iemanjá, no Centro de Convenções da Bahia no dia 24 de agosto. Durante a cerimônia o Presidente da ABRASCO fez uma homenagem especial a grandes nomes da área de Saúde Coletiva: Adolfo Chorny (ENSP/Fiocruz), Hésio Cordeiro (UNESA), Sebastião Loureiro (UFBA), e postumamente aos sanitaristas Luiz  Barradas Barata e Mário Hamilton. A conferência inaugural foi proferida pelo ministro Temporão e, encerrando a cerimônia, Jairnilson Paim proferiu a conferência “Caminhos e Descaminhos da Política de Saúde Brasileira: o que a saúde coletiva tem a ver com isso?". O Congresso foi resultado da parceria entre a Comissão de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da ABRASCO  e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBa), com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). O evento comemorou os 15 anos de criação do ISC e terá como tema “Caminhos e descaminhos da política de saúde brasileira”, propondo uma reflexão sobre a própria área de pesquisa e atuação em Saúde Coletiva, abrindo espaço para que as instituições e pesquisadores avaliem em conjunto o caminho trilhado e os resultados alcançados nos últimos anos. Os três grandes eixos temáticos que nortearam as contribuições e os debates durante o encontro foram: a saúde no contexto das políticas de proteção social e do desenvolvimento; Sistemas de saúde, modelos assistenciais e gestão pública Relação público/privado; e Saúde coletiva - os desafios acadêmicos e políticos atuais da Área de Política, Planejamento e Gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário