sexta-feira, 23 de julho de 2010

Começou hoje o 2º Módulo do Curso de Formação de Militantes dos Movimentos Sociais

Acontece hoje e amanhã (23 e 24) no Instituto de Saúde Coletiva (ISC) o 2º Módulo do Curso de Formação de Militantes dos Movimentos Sociais. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com o apoio do Conselho Estadual de Saúde (CES) e do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), o curso, que teve início em julho deste ano, tem carga horária de 64h, dividido em quatro módulos, quatro encontros presenciais e três vivências de dispersão, tendo como eixos centrais, as formas de organização da sociedade e do estado, a história e organização da luta dos Movimentos Sociais no que tange a luta pelo direito a saúde e o planejamento das políticas de saúde.


Os movimentos sociais de base popular tem tido importante papel no que tange a luta pelo direito à saúde, e na construção e consolidação do SUS. As práticas educativas vivenciadas por estes movimentos, a partir da educação popular em saúde, colaboram na efetivação do controle social e da participação popular, quando produz conhecimento a partir da troca de saberes e contribui na produção e apresentação de demandas pelo direito à saúde, no monitoramento da execução das políticas de saúde e na fiscalização do uso dos recursos aplicados.

Desde 2007, que o grupo de trabalho composto pela Sesab, através da Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde, pelo CES e Cosems, vêm desenvolvendo processos de educação permanente para o controle social – projeto MobilizaSUS, experiência que incorpora e valoriza o diálogo com militantes dos Movimentos Sociais de base popular, tendo como objetivo o fortalecimento da gestão democrática e participativa no SUS – Bahia.


Como funciona o MobilizaSUS?


Tem como estratégias principais a formação de redes de sujeitos coletivos e organização de rodas de conversações e saberes, que se articulam entre si e desencadeiam novos processos para o fortalecimento do controle social e participação popular no SUS. Essas estratégias tomam forma a partir de ações que se diferem pelos sujeitos, lugar e o papel a que são convidados a desempenhar na rede. São elas:

•Educação permanente de articuladores regionais e facilitadores municipais do MobilizaSUS

Processos educativos para formação de articuladores e facilitadores que atuem como animadores da educação permanente para o controle social e gestão democrática e participativa do SUS nas microrregiões. Os articuladores regionais são técnicos das Diretorias Regionais de Saúde e Diretorias Regionais de Educação, referências do Ministério Público e de Movimentos Sociais. Esses sujeitos são convidados a contribuir na articulação desses processos no espaço intra e inter microrregião. Os facilitadores são representantes de gestores e trabalhadores da saúde e movimentos sociais, professores e estudantes que são convidados a contribuir na facilitação dessesprocessos no espaço intra e inter municipal.

•Educação permanente para conselheiros municipais de saúde

Processos educativos para qualificação da atuação dos conselheiros municipais de saúde que são convidados a fortalecer as instâncias de participação e controle social do SUS, através da organização em redes de saberes e redes de articulação para defesa do SUS e pelo direito à saúde.

•Curso participação popular, movimentos sociais e direito à saúde

Processos educativos para fortalecer a atuação dos movimentos sociais de base popular na arena política da saúde, enfocando a participação popular e oportunizando a construção de espaços de interlocução entre os mesmos, para reflexão sobre os desafios de conformação de redes no âmbito da luta pelo direito à saúde.

Fonte: SESAB/Equipe MobilizaSus

Nenhum comentário:

Postar um comentário