terça-feira, 27 de julho de 2010

Reitoria ignora posição de estudantes e servidores e irá transferir o SMURB para o Ambulatório Magalhães Neto.

A Reitoria passou por cima da decisão dos estudantes, dos servidores e também do Conselho Gestor do HUPES e irá transferir  o Serviço Médico Universitário Rubens Brasil para o 5º Andar do Ambulatório Magalhães Neto.


Esta transferência foi analisada por servidores do SMURB como sendo uma atitude danosa ao funcionamento do Serviço Médico Universitário da UFBa pois, nesta transferência diversos serviços (como fisioterapia e odonto) seriam diminuídos e alguns nem existiram, pois o "novo" local não comporta todos os espaços do SMURB.

O DCE UFBA logo questiona esta ação autoritária da reitoira. Naomar já está terminando sua gestão e no dia 30 irá inaugurar obras por toda a UFBA inclusive uma placa simbolizando a transfer~encia do SMURB para o ambulatório.

A proposta é que estejamos lá para lutar pelos nossos direitos fazendo um protesto no dia 30 às 11 horas no Ambulatório Magalhães Neto.

Venha! Participe! Lute pelos seus direitos!


Segue notícia veiculada no site da ASSUFBA:

A mudança de local, que já vem sendo debatida há dois anos, resultou no compromisso do Reitorado em transferir para o outro local todos os setores que atualmente existem no SMURB. Entretanto, já que o novo local de funcionamento do Serviço Médico vai ser inaugurado no próximo dia 30, os servidores que visitaram o local informam que não há espaço físico para setores de grande importância como fisioterapia, arquivo, administrativo, financeiro, entre outros.

A inexistência destes espaços deixa uma grande dúvida para os servidores, já que para realizar os atendimentos médicos são necessários os prontuários, os quais ficam no arquivo e, se este setor não está no novo local que vai ser inaugurado, onde ele vai ficar e como os atendimentos vão ser realizados? A integração de setores do SMURB com setores do Ambulatório é impossível já que falta espaço até para a própria realização de serviços e atendimentos no AMN. Sendo assim, a categoria reivindica respostas e a resolução desta situação e afirmam que só sairão do prédio do SMURB após a garantia de transferência e funcionamento de todos os setores no AMN.

A importância do SMURB para os servidores, professores e alunos, especialmente os bolsistas, é enorme já que muitos contam com este espaço como único local de atendimento médico e odontológico. De acordo com a Diretora do SMURB, Maria Luiza Dias, são realizados, semestralmente, uma média de cinco mil atendimentos na unidade, à toda comunidade acadêmica. Cita ainda que este número deve aumentar, já que o SMURB será responsável pela realização dos exames periódicos dos servidores.

Após debate intenso os servidores deliberaram a realização de reuniões com o antigo e novo Reitorado da UFBA, com as entidades representativas da comunidade acadêmica (ASSUFBA, APUB e DCE), e a realização de um ato no dia 30, quando deve ocorrer a inauguração do "novo" SMURB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário