quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Reflexos de uma expansão desordenada : os cursos da UFBA de Fonoaudiologia e Enfermagem já deixam de oferecer disciplinas por falta de professores.


O projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) já está em implantação na UFBA. Não podemos negar que este trouxe diversos avanços para as universidades brasileiras, porém estes avanços foram alcançados de uma forma não planejada o que está acarretando agora diversos problemas e contradições que foram alertadas por diversos setores desde o movimento estudantil aos grandes teóricos da educação brasileira.
A expansão foi feita de forma rápida, não articulada e em alguns locais de forma autoritária nas diversas instituições de ensino superior público brasileiro. Assim em muitas destas estão acontecendo problemas desde falta de professores a condições precárias de permanência na universidade pelas ineficientes e ineficazes políticas de Assistência Estudantil. Esta situação já está sendo vivenciada na Universidade federal da Bahia, que até já antes do REUNI tinha problemas diversos.
A Escola de Enfermagem e a Faculdade de Fonoaudiologia são infelizes exemplos desta situação. As duas unidades universitárias não estão oferecendo diversas disciplinas para seus estudantes por falta de professores. Nos dois cursos de graduação não há como contratar mais os controversos professores substitutos, pois o MEC já sinalizou que a quantidade destes está no máximo em toda a UFBA.
Neste sentido a Diretoria de Saúde do DCE da UFBA vem novamente alertar estes importantes fatos que deverão ser discutidos dentro dos DA’s e CA’s e assim capilarizados para toda a comunidade estudantil para assim organizadamente pudermos tomar decisões sobre a intervenção do Movimento Estudantil da UFBA neste danoso processo de expansão não planejada.

2 comentários:

  1. Infelizmente nossa Universidade "de qualidade" nos oferta o desprazer de conviver com isso!!!
    Mas, o meu infelizmente não é de conformismo... é de chamar para a luta...
    É essa Universidade que desejamos???
    com certza não!!!
    Keury Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Keury! Não podemos nos conformar com esta situação. Iremos SIM a luta!!

    ResponderExcluir