segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Diretoria de Saúde presente no Ato em defesa do SMURB!

O Diretor de Saúde do DCE UFBA esteve presente no ato em defesa do SMURB realizado no dia 30 de julho no Ambulatório Magalhães Neto.


Como já citado neste mesmo portal, a reitoria está tentando transferir intransigentemente o Serviço Médico Universitário Rubens Brasil para o 4º e 5º Andar  do Ambulatório Magalhães Neto (AMN), pois o prédio onde se localiza atualmente o serviço médico foi tranformado no Plano Diretor da UFBA em um pavilhão de aulas. Este plano diretor foi aprovado no CONSUNI, sem discutir os impactos que suas mudanças trariam e ainda hoje as mudanças propostas pela reitoria ainda são alvo de desgosto pela comunidade acadêmica.

No caso do serviço médico, ele será tranferido para o 4º e 5º andar do AMN. Entretanto existem diversos problemas para essa tranferência. O principal é que pelo que foi relatado pela reitoria alguns serviços  e ambientes de trabalho do SMURB deixarão de existir pois não "caberão" no AMN, inclusive os serviços de fisioterapia, as secretarias, os arquivos médicos, a marcação de consulta, fármácia, almoxerifado dentre outros.

Destes problemas a reitoria afirmou que alguns deixarão de existir por que no AMN eles já existem, assim essa enorme demanda vinda do SMURB utilizará alguns serviços já existentes. Não foi nos dada garantia do aumento da oferta destes. Sobre os prontuários médicos eles seriam todos digitalizados, deixando de se ter a necessidade de um um espaço para estocagem destes arquivos. Porém esta digitalização já está proposta há mais de dez anos e nunca saiu do papel. Sobre a marcação de consultas o AMN tem seu próprio sistema que é vinculado ao HUPES porém atende demanda aberta advinda e encaminhada dos demais serviços do SUS. A proposta da reitoria é que para a as consultas do SMURB se crie uma central de consultas por telefone que poderia ser em outro lugar e não no prédio do AMN. Isto se configura como um problema pois o SMURB já oferece 20% da sua oferta de serviços para usuários que não eram servidores, professores ou estudantes da UFBA, ou seja uma demanda aberta e universal. Como nesta nova central telefônica será garantida esta marcação de consultas destes 20%? Além do que, onde será esta central telefônica? Outra questão importante é que o DCE UFBA faz a defesa de que não exista dupla porta na UFBA, ou seja, um serviço para a população em geral e outro para a comunidade da UFBA, como se fôssemos considerados superiores por estar na universidade. Da forma como está sendo proposto, existia uma dupla porta no AMN, ou seja, os demais usuários entrariam e usa´riam um serviço e os usuário da UFBA entariam e usarão outro serviço que estarão no 5º e no 4º andares. Esta situação é um equívoco depois de todo o avanço que a reforma sanitária brasileira trouxe com os princípios estruturantes do SUS (integralidade, universalidade e igualdade).


O DCE UFBA afirma sua luta intransigente pelo fortalecimento do SUS. Afirmamos que não retrocederemos um milímetro em relação aos direitos já conquistados. Sabemos que ao tornar o SMURB 100% SUS a demanda será muito maior e neste sentido os estudantes e servidores terão seu acesso aos serviço médico comprometido em algum grau. Assim defendemos a abertura do SMURB ao SUS porém garantindo uma expansão da oferta dos serviços que contemple toda a demanda da UFBA. Não podemos dar um passo deste sem garantir o acesso a comunidade da UFBA. Seria retroceder nos direitos conquistados.

Neste sentido dizemos NÃO A DESMONTE DO SMURB! Lutaremos ao lado do servidores. Não somos contra a expansão da univerisade, porém não aceitaremos a transferência do SMURB sem que seja garantido todos os serviços antes existente e também a expansão destes, para que assim possamos alcançar os objetivos de tornar o SMURB 100% SUS e principalmente um serviço que atenda integralmente as demandas de saúde da população baiana.

Mais fotos do ATO entre na guia FOTOS do Blog.

3 comentários:

  1. Sobre o problema relacionado a marcação de consultas, posso sugerir o sistema Consulta Pontual? Com ele, ao invés de criar uma central telefônica para essa marcação, o sistema on-line via internet pode suprir essa necessidade, onde os usuários (pacientes) irão solicitar as marcações pela internet, e os médicos e respectivas secretárias irão gerenciar seus horários no mesmo sistema. Isso dará um tratamento igualitário a todos os usuários, independente de serem da comunidade da UFBA ou não. Fica aqui a minha dica. O endereço para conhecer o sistema é www.consultapontual.com.br

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  2. Olá Adriano.

    Esta é uma idéia que já tínhamos levado para as discussões , que seria a informatização da marcação de consultas. Em tese facilitaria a marcação, porém em algum sentido também dificultamos para aqueles que não tem nenhum acesso ou que não sabe nem ligar um computador. Eu sou a favor da informatização, porém temos que pensar que, mesmo com o grande avanço tecnológico das clases populares no brasil com relação a posse de computadores e acesso a internet, ainda assim não temos uma plenitude para afirmar que a internet está para todos.

    Assim irei levar sua proposta para as discussões nos fóruns, porém teríamos que deixar algum espaço na UFBA em que as pessoas que não tem e ou são anafabetas digitais poderem também marcar suas consultas.

    Obrigado por sua contribuição, ela é extremamente valiosa.

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  3. Caro Rafael, obrigado por seu retorno sobre este assunto. Eu gostaria então de complementar o que foi exposto: no Consulta Pontual os profissionais de saúde têm uma ferramenta de trabalho diário para gerenciar o atendimento de seus pacientes, independentemente se eles se auto-agendaram pela internet, ou se foram pessoalmente ao ambulatório/hospital solicitar o agendamento, ou ainda se utilizaram o telefone e falaram com as secretárias e marcaram sua consulta. Em qualquer uma dessas situações todos usaram o mesmo sistema. Ou seja, mesmo se os pacientes não usarem a internet para fazerem sua própria marcação, o sistema continua válido para que secretárias do serviço de saúde em questão façam o gerenciamento dos atendimentos de quantos profissionais forem necessários. Essa idéia de disponibilizar equipamentos nos espaços da UFBA para que as pessoas possam acessar o sistema, é muito interessante e facilmente realizável.
    Fico ao inteiro dispôr para colaborar se surgirem dúvidas nas discussões nos seus fóruns através formulário "fale conosco" lá mesmo no site.

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