quinta-feira, 15 de julho de 2010

CONSUNI aprova prorrogação da MÉDIA CINCO! Gestão do DCE "Primavera nos Dentes" defende existencia de recuperação.


No dia 15 de julho de 2010 aconteceu o Conselho Universitário – CONSUNI (órgão de deliberação máxima da UFBA) na Escola Politécnica. Neste, além de outros debates, foi discutido a prorrogação de mais um semestre do polêmico Art. 71 do Regimento Geral da Universidade que dispõe sobre a média cinco.


O artigo 71 é este: "Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que obtiver nota final, resultante da média das avaliações parciais, igual ou superior a cinco, sem aproximação de decimais".


Com sua aprovação no regimento no período de dezembro, vale ressaltar de forma atropelada com pouquíssimo tempo para discussão, muitas unidades não estavam preparadas para colocar em prática esta mudança, principalmente por já terem feito o planejamento anual de 2010 contando com a média ainda sendo sete, além do que, existem disciplinas na UFBA que são anuais e não poderiam ter em um semestre média sete e noutro cinco. Outro argumento válido é que com a aprovação do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade, houve a criação do Conselho Superior Acadêmico de Ensino, que teria função de supervisionar, avaliar, regulamentar, normatizar as questões acadêmicas que ocorrem na UFBA de um modo geral.



Neste sentido, é este Conselho Superior Acadêmico de Ensino que discutirá sobre as normas desta nova média, INCLUSIVE A POSSIBILIDADE DE RECUPERAÇÃO. Exatamente estudantes, desmentindo as infâmias e calúnias feitas por uma das chapas na Eleição do DCE que praticamente na sua campanha só tentou causar terror nos estudantes com relação a média, fazendo um debate desqualificado afirmando que baixar a média era nivelar a UFBA por baixo (sendo que as mais conceituadas Universidades Públicas do país tem média cinco e recuperação como USP, UNICAMP dentre outras). Além deste argumento foi afirmado que a Gestão passada do DCE queria que a prova final deixasse de existir. Esta informação não é mentira, afinal temos discordâncias pedagógicas enormes com a forma das provas finais, onde o estudante tem que fazer às vezes cinco provas com todo o conteúdo do semestre de todas as cinco disciplinas e tem apenas uma semana para se preparar. Avaliamos que o modelo antigo de prova final da UFBA era extremamente incoerente do ponto de vista pedagógico. Não avaliava nada.


Portanto, a Gestão “Primavera nos Dentes” foi para este CONSUNI defender que a Universidade faça uma ampla divulgação do porquê tomou esta decisão, além disso defendemos que esta mudança seja gradual, para que as unidades da UFBA possam se organizar de forma tranqüila para colocar em prática esta nova média. E principalmente defendemos que os normatizações da nova média, inclusive como será o modelo de recuperação, seja discutido no Conselho Superior Acadêmico de Ensino neste próximo semestre.


Por fim, no CONSUNI foi aprovado que este Art. 71. só entrará em vigor no semestre 2011.1 e assim teremos todo este semestre para discutir e aprofundar o debate sobre a média cinco, principalmente para construir coletivamente um modelo avançado pedagogicamente de recuperação. Acreditamos que este fato é uma vitória para o movimento estudantil e para a democracia na UFBA, respeitando a comunidade acadêmica para que esta possa discutir sobre as normatizações das avaliações de aprendizagem realizadas em nossa universidade.


Assim, a Gestão “Primavera nos Dentes”, desde já, convoca todos e todas estudantes, DA’s e CA’s de nossa Universidade para levar este debate para suas unidades. Precisaremos de muito apoio e esforço de todos e todas para que possamos elaborar um modelo justo e pedagogicamente acertado de avaliação e recuperação. Estaremos defendendo ferrenhamente no Conselho Superior Acadêmico de Ensino a posição da comunidade estudantil e junto teremos muito mais força política para alcançar nossos objetivos.



3 comentários:

  1. E vcs já sabem qual é a posição dos ALUNOS? Não caberia levantar as propostas, divulga-las e talvez até uma votação entre os alunos (por ser um assunto tão polemico). Democracia (e ouvir o povo) nunca é demais....

    ResponderExcluir
  2. Você está totalmente certo adriano. Nós ouviremos sim os estudantes. A posição do DCE UFBa virá depois de que todos os DA's e CA's possam discutir internamente o assunto e assim levem suas posições para o CEB (Conselho de Entidades de Base, que reune todos os DA's e CA's da UFBA). Assim depois que for decidido no CEB é que os representantes no Conselho Superior Acadêmico levarão a proposta decidida pelos estudantes da UFBA. Sugiro que fique atento e cobre do DA ou Ca do seu curso que discuta esta questão e leve um posicionamento para o CEB que será convocado logo para o início do semestre.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. O interessante é que acho que esse debate deveria ter acontecido antes de a média ter decido para cinco.Agora, não sei se terá mais solução. De fato, tenho muitas dúvidas com relação a isso.

    ResponderExcluir